ROSA MOTA MADRINHA DA 33ª MILHA DE CRISTAL

A 24 de abril tem lugar a 33ª Milha de Cristal, pelas 19h00, com encontro marcado na Praça Stephens.

Trata-se de uma corrida com 1609 m, a Milha urbana mais antiga de Portugal, que se disputa novamente na Marinha Grande, com alguns dos melhores atletas de nível nacional presentes na nossa cidade. A iniciativa promete muita emoção e competitividade.

Nesta edição a Madrinha da Prova é Rosa Mota, uma atleta com um palmarés invejável a nível mundial.

Em 1986 foi campeã da Europa e em 1987 campeã mundial em Roma; em 1988 ganhou o ouro olímpico em Seul, quando a 2 quilómetros da meta atacou Lisa Martin, ganhando com treze segundos de avanço

Rosa Mota começou a correr quando ainda frequentava o liceu. Iniciou com o Futebol Clube da Foz em 1974 onde esteve até 1977. Em 1978 vai para o Futebol Clube do Porto onde fica até 1980. A partir de 1981 começou a competir pelo Clube de Atletismo do Porto, onde esteve até ao final da sua carreira atlética.

A primeira maratona feminina que existiu decorreu em Atenas, na Grécia, durante o Campeonato Europeu de Atletismo em 1982, e foi também a primeira maratona em que Rosa Mota participou; embora não fizesse parte do lote das favoritas, Rosa bateu facilmente Ingrid Kristiansen e ganhou assim a sua primeira maratona.

Na primeira maratona olímpica, que decorreu em Los Angeles, em 1984, ganhou a medalha de bronze.

Rosa Mota disputou 21 maratonas entre 1982 e 1992, numa média de duas maratonas por ano. Ganhou 14 dessas 21 corridas.

Considerada uma Embaixatriz do Desporto, ganhou o Prémio Abebe Bikila pela sua contribuição no desenvolvimento do treino das corridas de longa-distância. Este prémio foi-lhe atribuído no final da Corrida Internacional da Amizade, patrocinada pelas Nações Unidas e entregue antes da maratona de Nova Iorque.

O evento conta com organização do Clube Atletismo de Marinha Grande e com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Junta de Freguesia da Marinha Grande.

As inscrições decorrem até dia 21 de abril, acessíveis em fpacompeticoes.pt