MARINHA GRANDE É UM MUNICÍPIO CARDIOPROTEGIDO

O Município da Marinha Grande tem em curso o Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, contando atualmente com 23 espaços equipados com Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), que visam a sua utilização em caso de emergência.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, “a instalação de desfibrilhadores no concelho da Marinha Grande era um objetivo que queríamos concretizar, para tentar assegurar uma cobertura geral do território, em diversas infraestruturas onde existe uma grande afluência de pessoas. Todo o investimento que estamos a fazer, se salvar uma vida, já valeu a pena e é um projeto que muito nos orgulha”.

“Queremos ter a salvaguarda de, numa situação em que seja necessário um desfibrilhador, ele esteja à mão, para poder ser utilizado. Por isso, para além da aquisição dos equipamentos, temos também em consideração a formação das pessoas que irão atuar numa eventual situação de urgência”, acrescenta o presidente.

A doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo, sendo que, a morte súbita é a causadora de mais de 60% dos episódios de morte por doença coronária. Está cientificamente comprovado que a utilização de DAE, em contexto extra-hospitalar aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência.

Assim, o Município da Marinha Grande, considerou ser necessário ir mais longe, apostando numa estratégia global, coordenada e integrada no campo do socorro às vítimas de Paragem Cardio Respiratória, consubstanciada na implementação de um Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa alargado, perspetivando -se que num futuro próximo, todo o concelho esteja dotado de equipamentos DAE, e que exista um grande número de munícipes com formação na sua utilização, no sentido da literacia em saúde em SBV da população marinhense.

Por cada um dos espaços dotados com DAE, foram formados 6 elementos em suporte básico de vida, que estarão capacitados a prestar o apoio à comunidade em caso de emergência. O licenciamento e autorização é assegurado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), validando o rigor e qualidade dos programas de cardioproteção implementados.

Recentemente, foram equipados 10 espaços com programas de cardioproteção, que estão distribuídos pelo concelho, nomeadamente:

Campos de Ténis da Marinha Grande, Escola EB 2/3 Guilherme Stephens, Escola EB 2/3 Nery Capucho, Escola EB2 Padre Franklin, Escola EB3/Secundária José Loureiro Botas, Escola Secundária Pinhal do Rei, Mercado Municipal de Vieira de Leiria, Parque Municipal de Exposições (FAE) - Pavilhão de Clube do Judo, Estaleiros Municipais e Teatro Stephens – Casa da Cultura.

Foi ainda ativado pelo Programa Municipal de DAE, o equipamento da Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte, uma vez que não estava licenciado nem tinham programa de formação.

Estes DAE juntam-se aos 5 anteriormente instalados nos seguintes espaços municipais: Estádio Municipal da Marinha Grande, Piscina Municipal da Marinha Grande, Parque Municipal de Exposições, Pavilhão Gimnodesportivo Nery Capucho e Pavilhão Gimnodesportivo Albino Reis Paulo (Vieira de Leiria).

Foram ainda contemplados com apoio financeiro, 7 clubes desportivos que desenvolvem a prática de desporto federado, para aquisição de pacote de cardioproteção composto por equipamento de DAE, formação e manutenção por três anos, designadamente: Atlético Clube Marinhense, Clube Desportivo da Garcia, Clube Desportivo Moitense, Grupo Desportivo dos Vidreiros, Industrial Desportivo Vieirense, SIR 1º de Maio, Sport Lisboa e Marinha.

dae_2023_4
dae_2023_3