AGRUPAMENTO DE VIEIRA DE LEIRIA EM 3º LUGAR NO CONCURSO INTERMUNICIPAL DE IDEIAS PARA 3º CICLO

O Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, classificou-se em 3.º lugar na Final Intermunicipal do Concurso de Ideias 2023, para o 3.º ciclo, com o Projeto IDOCARE, das alunas Ângela Campos e Bruna Lemos, que decorreu no dia 15 de março, na Casa Municipal da Cultura de Pedrogão Grande.

O Concurso Intermunicipal de Ideias tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e dinamismo, que devem pressupor uma preocupação com o impacto que os projetos podem ter para a Região de Leiria.

Concorrem alunos que frequentam, no ano letivo de 2022/2023, o 3.º Ciclo ou o Ensino Secundário e/ou Profissional das escolas do território da Região de Leiria, organizados em equipas, acompanhados por um professor/formador responsável pelo projeto.

Nesta 8.ª edição do concurso, para o 3.º ciclo, participaram 10 grupos de alunos pertencentes a cada um dos concelhos da CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, um finalista por cada município, na edição mais participada até hoje. Estiveram envolvidos mais de 1350 alunos, com o apoio de cerca de 60 professores, em 20 escolas da Região de Leiria.

A classificação da Final do Concurso Intermunicipal de Ideias foi a seguinte:

1.º lugar - Projeto BETTER BRAIN, dos alunos Afonso Oliveira, Augusto Salgueiro e Tomás Bastos, do Agrupamento de Escolas da Batalha

2.º lugar - Projeto HOME MEMORY, das alunas Nayara Dias e Lara Conde, da Escola de Avelar, em Ansião

3.º lugar - Projeto IDOCARE, das alunas Ângela Campos e Bruna Lemos, do Agrupamento de Escolas da Vieira de Leiria, com coordenação do docente José Soares.

As alunas tinham sido apuradas na final municipal, que decorreu no dia 16 de fevereiro, na Casa da Cultura Teatro Stehens, que apurou os projetos representantes do concelho para o 3.º ciclo e ensino secundário / profissional.

Para representar o ensino secundário / profissional foi eleito o projeto “ERPAG”, dos alunos Ana Beatriz Silva, Miguel Costa e Ruben Encarnação, do CENFIM, orientados pelo professor Carlos Santos, que irão representar o concelho da Marinha Grande, no dia 17 de março, na Final do Concurso Intermunicipal, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere.

No concelho da Marinha Grande foram apresentados 3 projetos para o 3.º ciclo e 8 projetos para o ensino secundário e profissional.

Para a avaliação dos projetos concorrentes na fase final municipal, no dia 16 de fevereiro, foi constituído um júri composto pela Vereadora da educação da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro; pelo Presidente da OPEN - Conselho de Administração da OPEN- Associação para Oportunidades Específicas de Negócio, Hugo Ferreira e pela Diretora-Adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria, Constança Maria Mendes.

classificacaoconcursoideias_3ciclo_15032023_3
classificacaoconcursoideias_3ciclo_15032023_2