AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O BUPI NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Teve lugar a 23 de janeiro, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande, uma ação de sensibilização sobre o BUPi (Balcão Único do Prédio), a convite da Tertúlia dos Anos de Ouro.

Nesta iniciativa estiveram presentes a técnica do Município Diana Gomes, a técnica do BUPi Luísa Silva e a presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa, que esclareceram os participantes quanto a este assunto.

O BUPi é plataforma online e um balcão de atendimento presencial, que reúne informação sobre as propriedades e os seus donos, e onde os proprietários podem fazer a georreferenciação e o registo dos seus terrenos.

Pretende-se, assim, proteger e valorizar as propriedades, através de um melhor planeamento e gestão sustentável do território que resultam, entre outras vantagens, numa maior prevenção de incêndios. Ambiciona-se, deste modo, mapear e entender o território português e transformar esse conhecimento em valor para todos.

A inscrição dos terrenos nas Finanças (Autoridade Tributária e Aduaneira) não é suficiente para garantir a proteção dos direitos de propriedade. Para isso, é necessário fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, que será gratuito ao apresentar a localização da sua propriedade, obtida através do BUPi.

O BUPi funciona no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, às segundas-feiras, terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, no Balcão de Atendimento ao Munícipe – Balcão 8; na Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, às quartas-feiras, das 9h00 às 12h00 e na Junta de Freguesia da Moita, às quartas-feiras, das 14h às 16h00.

bupi2
bupi3