Hoje
Máx C
Mín C

Quem Somos

Ao Centro de Portugal, o seu coração, a Marinha Grande

Ao centro é onde criamos histórias, é onde estão as memórias. Ao centro de Portugal, a nossa vida. O vasto oceano atlântico banha 18km de praia do concelho da Marinha grande.

Deixe-se fascinar com o sol, a praia e a mata, tire o máximo partido do clima ameno durante a maior parte do ano e pratique o seu desporto predileto, indoor ou outdoor. Conheça de perto a nossa história, a nossa cultura e a nossa população. Passeie pelos nossos amplos e diversos espaços verdes, no centro da cidade, à beira do rio ou junto ao mar, repouse nas nossas fontes e percorra os nossos trilhos. Desfrute de uma viagem através do vasto e característico património histórico, natural e artístico desta região singular.

Situada no litoral da região centro de Portugal, no distrito de Leiria, a 10km do oceano, a Marinha Grande está implantada numa extensa planície, cercada por um horizonte de pinheiros do majestoso Pinhal do Rei, também conhecido por Pinhal de Leiria ou Mata Nacional de Leiria. Local de expressiva beleza natural, caracterizado pela trilogia pinhal, ribeiro, oceano, oferece-nos uma paisagem única exemplarmente preservada. É esta imensa diversidade que constitui o principal atrativo desta região, única do género em Portugal. A grande singularidade e qualidade do seu património Natural, Cultural e Industrial, conferem-lhe condições de exceção para uma descoberta que associa o Turismo Ambiental ao Cultural e ao de Negócios. Em 2017 um grande incêndio e em 2018 um furacão, deixaram o Pinhal do Rei diminuído e ainda se encontra em renovação tanto do pinhal como das estradas que o percorrem.

O mar, o pinhal e os demais recursos geológicos existentes ofereceram, durante séculos, matérias-primas e combustível para diferentes tipos de indústrias - nomeadamente de serração de madeira, de extração e transformação de produtos resinosos, e de vidro - e constituíram a base das atividades económicas mais importantes do concelho, facilitando o estabelecimento e desenvolvimento de várias comunidades e povoações ao longo de séculos. 
Ao longo de aproximadamente 700 anos, o Pinhal do Rei cresceu, foi explorado e ordenado, sendo a principal fonte de recursos naturais que desencadeou o aparecimento da maior parte das povoações que hoje existem nas suas proximidades. O desenvolvimento posterior destas deveu-se essencialmente à instalação da Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande, em 1747, ao redor da qual surgiram outras fábricas e indústrias que motivaram o crescimento do concelho e que foram determinantes na evolução da sua história, cultura, sociedade e economia.