Saúde no concelho em debate

“A Saúde na nossa Comunidade” foi o tema escolhido para as jornadas organizadas pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Marinha Grande, realizadas na última sexta-feira, 27 de fevereiro, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande.

O encontro assinala o primeiro aniversário desta unidade funcional que integra o Centro de Saúde da Marinha Grande e conta com o apoio da Câmara Municipal. Reúne profissionais de saúde, da educação e de serviço social, que durante todo o dia debatem questões destas áreas relacionadas com a infância e juventude, doenças crónicas e Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI).

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara, Álvaro Pereira, saudou os organizadores, agradecendo a escolha do Edifício da Resinagem para a realização do evento, e os profissionais da Saúde “com sentido reconhecimento pelo serviço público que diariamente realizam”.

Álvaro Pereira citou a Constituição da República Portuguesa sobre o Direito à Saúde, recordando que “todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover”.

Fez alusão às “enormes dificuldades com que subsiste hoje, e desde os últimos anos, o Serviço Nacional de Saúde”. “Sendo de todos nós, e mais, sendo para todos nós, não será nunca demasiado o nosso esforço comum para defender a preservação de um SNS digno e capaz, seja para os Utentes seja para os Profissionais que o integram”, acrescentou.

Por fim, o presidente desejou que “destas Jornadas resultem não apenas um conhecimento mais aprofundado e esclarecido sobre os Cuidados de Saúde ao longo da vida, seja numa perspectiva preventiva, curativa ou de reabilitação, como um compromisso de todos nós, no âmbito das nossas responsabilidades pessoais ou institucionais, individuais ou colectivas, para lutarmos por um SNS que esteja sempre e verdadeiramente ao serviço de todos os Cidadãos”.