Reabilitação do Pavilhão Nery Capucho adjudicada

A reabilitação do Pavilhão Gimnodesportivo Nery Capucho, situado na Rua de Salvaterra de Magos, na Marinha Grande, foi adjudicada pela Câmara Municipal, no passado dia 17 de agosto, implicando um investimento superior a 250 mil euros.

A empreitada será executada pela empresa Arlindo Lopes Dias, Unipessoal, Lda., pelo valor de 252.715,09 €, a que acresce IVA à taxa legal em vigor, no prazo de 60 dias.

O Município pretende repor as condições funcionais e de segurança dos balneários, sanitários, rede de distribuição de energia elétrica e segurança contra incêndios daquele edifício municipal, inaugurado em 2001 que, desde então, foi apenas alvo de pequenas obras de manutenção.

O Pavilhão é utilizado sobretudo pela população estudantil da Escola Básica Nery Capucho, que aí desenvolve as suas atividades desportivas durante o ano letivo, ao abrigo do contrato de desenvolvimento desportivo estabelecido entre a Câmara Municipal e a Direção Regional de Educação do Centro.

A intervenção agora prevista incide sobre a totalidade do imóvel, propondo-se renovar física e funcionalmente a totalidade do espaço interno. A requalificação mais profunda ocorrerá nos balneários, dotando-os de melhores condições de funcionamento, da melhoria da qualidade dos materiais e de condições de exaustão de vapores, bem como adaptá-los a utentes com mobilidade condicionada.

A empreitada compreende a correção de deficiências físicas e funcionais do edifício existente, em particular as decorrentes do desgaste e utilização do pavilhão; e a reorganização dos espaços dos balneários e a sua completa renovação atendendo a uma melhoria da qualidade das redes e dos materiais dos acabamentos.

Estão contempladas a reformulação da entrada principal com a criação de antecâmara e do espaço de bar; pinturas exteriores e interiores; tratamento e pintura de elementos metálicos, guardas e corrimãos; e reparação ou substituição de estores, caixilharias e portas de evacuação.

Os balneários serão reformulados, incluindo paredes, pavimentos e portas de acesso e de compartimentação; serão renovados os equipamentos sanitários e os bancos; e será instalado um sistema de ventilação e extração de ar.