Praias acessíveis e douradas no concelho da Marinha Grande

A Câmara Municipal da Marinha Grande aconselha a população e turistas a utilizar as praias balneares da Vieira, Pedras Negras, Praia Velha e São Pedro de Moel, que usufruem de vigilância, acessibilidades e controlo da qualidade da água.

De entre as praias balneares do concelho, a Praia da Vieira e São Pedro de Moel foram uma vez mais distinguidas como praias acessíveis pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), por estarem dotadas das condições necessárias para que os cidadãos com mobilidade condicionada possam aceder aos areais e, sempre que possível, também à água.

O projeto “Praia Acessível” visa tornar acessíveis as praias portuguesas às pessoas com mobilidade condicionada e sensibilizar todas as pessoas para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada.

A vice-presidente da Câmara, Cidália Ferreira, e o representante da APA, Edgar Mesquita, acompanhados de um dos nadadores-salvadores de São Pedro de Moel, hastearam a bandeira que confirma a acessibilidade daquela praia, na passada sexta-feira, 4 de agosto.

Pedras Negras e Praia Velha foram, mais uma vez, classificadas como “Praia com Qualidade de Ouro 2017, pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, que anualmente distingue as praias costeiras e fluviais com melhor qualidade da água.

Este galardão é atribuído anualmente por aquela organização às praias portuguesas com melhor qualidade da água, tendo como critérios: ter qualidade da água “Excelente” nas cinco últimas épocas balneares e todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares.

A identificação, gestão, monitorização e classificação da qualidade das águas balneares é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente que, anualmente, publica em portaria as praias consideradas balneares.

Para a sua classificação, é necessário que assegurem assistência a banhistas, acessibilidades, infraestruturas e controlo da qualidade da água.