O CENTENÁRIO DA RESTAURAÇÃO DO CONCELHO DA MARINHA GRANDE

1917 – 2017

O Concelho da Marinha Grande foi restaurado pela Lei n.º 644, de 20 de janeiro de 1917, assinalando-se este ano o seu centenário.
A Lei foi subscrita por grandes referências da 1ª República: Bernardino Machado e Afonso Costa.

A Marinha Grande – nestes 100 anos – não defraudou as expectativas depositadas na sua restauração como Concelho.

No parecer da Comissão de Administração Pública, da Câmara dos Deputados, assinala-se que “A freguesia da Marinha Grande, laboriosa e progressiva, centro industrial importantíssimo, tem todas as condições para se constituir em concelho aparte, com a freguesia da Vieira, cujos habitantes, por maioria de dois terços dos eleitores, manifestara igual desejo” (21 de maio de 1914).

A restauração do Concelho da Marinha Grande resultou de uma vontade comum de junção das duas freguesias – Marinha Grande e Vieira de Leiria – que, na altura, como hoje – integram, por livre vontade, uma comunidade que partilha uma identidade cultural comum.

Ao núcleo inicial, juntou-se em boa hora a freguesia da Moita, completando-se o arco territorial e humano em que assenta o Concelho da Marinha Grande.
Hoje, como no passado, é muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa.

Hoje, não nos diferenciamos por opções partidárias, mas sim pela vontade comum de construirmos um Concelho agregador e solidário.

Hoje, como no passado, o que conta é a nossa vontade comum, de continuarmos a construir uma comunidade inclusiva e de reforçarmos, cada vez mais, os laços que nos ligam.

As Comemorações do Centenário da Restauração do Concelho foram iniciadas com actividades nas freguesias da Marinha Grande e de Vieira de Leiria, as que inicialmente integraram o nosso Concelho.

As Comemorações que decorrerão ao longo deste ano incluirão iniciativas em todas as freguesias e terão como propósito central a afirmação do que nos une e daquilo de que todos - cidadãos do Concelho da Marinha Grande – nos orgulhamos nestes 100 anos, sem esquecer um olhar para o futuro.

É, por isso, com muito orgulho que me dirijo a todos vós, apelando a que mantenhamos no futuro a mesma vitalidade e o mesmo sentimento de pertença a um Concelho e não a uma freguesia, a um projeto assente no bem comum, independentemente dos seus protagonistas, a um Concelho desde sempre conhecido pela sua dinâmica industrial, mas também pela sua apetência cultural e pelo seu forte empenhamento na melhoria das condições de vida de todos os seus residentes.

Conto com todos vós nas Comemorações do Centenário da Restauração do nosso Concelho.

Marinha Grande, 20 de janeiro de 2017.

Paulo Vicente
Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande