Dia do Idoso e Implantação da República assinalados

A Câmara Municipal da Marinha Grande assinala o Dia Internacional do Idoso e a Implantação da República com dois espetáculos no Teatro Stephens, que se realizam nos dias 1 e 5 de outubro, respetivamente, e cuja entrada é gratuita. A população está convidada a assistir.

Os próximos espetáculos são os seguintes:

Dia 1 de outubro . sábado . 21h30
BAGUNÇADA À PORTUGUESA - Comemoração do Dia Internacional do Idoso
Sinopse
Para assinalar o Dia Mundial do Idoso, o Teatro Stephens recebe pela primeira vez desde a sua reabertura ao público em outubro de 2014, um espetáculo de teatro de revista "Bagunçada à Portuguesa" da Produtora C2E, Lda.
Está prometido a todos os seniores uma noite animada com divertidas rábulas humorísticas confiadas a seis prestigiados nomes do teatro: Natalina José, Luis Mascarenhas, Paulo Oliveira, Ana Paula Mota, Luis Viegas e Filipa Giovanni. A estes junta-se a fadista Maria Mendes para intervenção nos momentos dedicados à música, em separação entre conjuntos de rábulas. Mais uma produção que tem a encenação confiada à também atriz Natalina José e direção plástica à conceituada profissional Helena Reis.
Ficha Artística e Técnica:
Elenco – Natalina José, Luís Mascarenhas, Paulo Oliveira, Ana Paula Mota, Luís Viegas, Filipa Giovanni e Maria Mendes como atracção Musical.
Autores – Francisco Nicholson, Luís Viegas e João Frizza
Direção atores e encenação – Natalina José
Assistente de encenação – Margarida Cruz
Direção plástica – Helena Reis
Técnicos de apoio de palco – Gabi e Jorge
Técnico som e luz – Carlos Faustino
Produção - C2E – Concepção e Comercialização de Espetáculos, Lda.
Duração: 2 horas
Classificação etária: M/14
Preço: Gratuito para M/65 (necessário apresentar documento de identificação)

Dia 5 de outubro . quarta . 16h00
RES PUBLICA | SA MARIONETAS - Comemoração da Implantação da República
Sinopse
No seguimento do seu trabalho anterior sobre a história de Portugal, nomeadamente a história de “Inês de Castro”, “Padeira de Aljubarrota” e mais recentemente “A Ver Navios no reinado de D. João VI e Carlota Joaquina” a companhia S.A. Marionetas dá continuidade a este ciclo abordando o tema da República.
Nesta produção mantém-se a preocupação de relatar os acontecimentos históricos, tanto a nível político como a nível social, utilizando para o efeito marionetas de fios. A construção das marionetas é inspirada na obra caricatural de Rafael Bordalo Pinheiro, criando assim personagens que são caricaturas vivas que representam os intervenientes dos acontecimentos que culminaram na revolução de 1910.
Bordalo Pinheiro e sua personagem mais famosa Zé Povinho encontram-se para em conversa animada, contarem um ao outro os acontecimentos que levaram à implantação da República. Bordalo faleceu antes de tudo acontecer, mas o seu Zé vai-lhe contar como tudo aconteceu. Os artistas contemporâneos da época também assistiram, e aparecem para dar uma pincelada ou um toque de poesia aos acontecimentos. Um país no caos, um rei apagado, um povo revoltado, e a caricatura ao serviço da tristeza pública.
Ficha Artística:
Texto original: Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Direção de manipulação: José Gil
Construção das marionetas: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil
Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre
Pintura das marionetas: Natacha Costa Pereira
Figurinos dos marionetistas: Maria Luisa Valbom Gil
Marionetistas: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre
Pintura dos cenários: Natacha Costa Pereira
Estruturas cénicas: José Gil
Música: Banda de Alcobaça
Pesquisa: Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira
Produção: S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos
Duração: Aproximadamente 50 minutos
Classificação etária: M/6
Preço: Gratuito

Reservas: teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, nos dias de espetáculos das 18h00 às 22h00.