Concurso de Ideias Municipal

Até ao dia 6 de fevereiro estão abertas as inscrições para o Concurso de Ideias Municipal, organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e pelo Município da Marinha Grande.

O concurso de Ideias Municipal é uma iniciativa que tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e dinamismo no Concelho.

A Marinha Grande é um dos dez municípios parceiros no projeto Empreendedorismo nas escolas da CIMRL, pelo que se pretende que os alunos procurem desenvolver ideias de negócio capazes de aliar o empreendedorismo com o desenvolvimento deste território.

É objetivo central do concurso angariar ideias de negócio de diversos setores de atividade, que tenham viabilidade para a região. Apesar de não se perspetivar que as ideias apresentadas tenham como consequência imediata o desenvolvimento de um negócio/criação de empresa por parte da equipa que a apresenta, pretende-se que seja demonstrada a exequibilidade prática e potencial do projeto em causa.

Concurso para ensino secundário e profissional

Podem concorrer pessoas singulares, com limite de idade de 23 anos (à data do concurso), desde que a frequentar um estabelecimento de ensino do Município. Os alunos devem frequentar o ensino secundário / profissional.

Cada equipa deverá ser constituída no máximo por três estudantes e as equipas deverão contar com a colaboração de um docente de uma das escolas do Município. O papel do professor será orientar e apoiar os alunos na elaboração da candidatura. Estão excluídas as pessoas pertencentes aos quadros da entidade promotora da iniciativa e familiares em linha direta do júri.

As ideias a concurso deverão ser inovadoras, exequíveis e apresentar vantagens competitivas. As mais-valias dos projetos deverão ser claras, tanto pela demonstração da sua viabilidade, como através das vantagens para a região.

As ideias deverão ser suscetíveis de dar origem ao aparecimento de um novo produto/serviço, com novas características e potencialidades.

As ideias que consubstanciam as candidaturas deverão ser originais, sendo os proponentes responsáveis pela sua originalidade.

As candidaturas deverão ser submetidas, até às 18h00 do dia 06 de fevereiro de 2015, para os elementos da equipa da GesEntrepreneur através dos emails aalmeida@gesentrepreneur.com ou amineiro@gesentrepreneur.com, que as compilarão e farão chegar ao Município e à CIMRL.

O Júri deverá ser composto por um representante da Câmara Municipal, um representante da Rede Regional de Apoio ao Empreendedor e um elemento a designar pelo município relacionado com esta temática e com isenção total às escolas envolvidas no concurso.

Os prémios são os seguintes:
1º | Valor aproximado de 75€ para cada elemento do grupo;
2º | Valor aproximado de 50€ para cada elemento do grupo;
3º | Valor aproximado de 25€ para cada elemento do grupo.

Mais informações devem ser obtidas no endereço http://www.cimregiaodeleiria.pt/index.php/concurso-intermunicipal-de-ideias-escolas-2014-2015