Bombeiros recebem equipamentos de proteção

O Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Álvaro Pereira, fez a entrega simbólica de equipamentos de proteção individual (EPIS) às corporações dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria, na manha de sexta-feira, 3 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Os EPIS entregues resultam de uma candidatura realizada pelo Município da Marinha Grande no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

No momento da entrega do equipamento, o presidente da Câmara congratulou-se com esta medida, dadas a importância que representa para a proteção e segurança dos bombeiros no exercício da sua atividade e as carências de meios das corporações, sobretudo quando dependentes das verbas disponibilizadas pela Administração Central.

Álvaro Pereira enalteceu a missão desenvolvida pelos corpos de bombeiros, que se reveste de inequívoco interesse público, e o fato destas associações humanitárias serem agentes fundamentais e imprescindíveis no âmbito da proteção civil.

Assegurou ainda que o Município tem assumido como uma das áreas de intervenção prioritária, a segurança e proteção civil, consciente da sua importância para o desenvolvimento do território e salvaguarda de pessoas e bens.

Aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande foram entregues 39 pares de botas, 39 pares de luvas, 38 cógulas, 24 capacetes, faltando entregar 39 dolmen’s (casacos) e 39 calças.

Os Bombeiros de Vieira de Leiria receberam 40 capacetes, 26 pares de luvas, 24 pares de botas, restando entregar 2 pares de botas, 26 dolmen’s e 26 calças.

O atraso na entrega resulta do não cumprimento do caderno de encargos por parte da empresa a quem foi adjudicado em concurso público internacional, o fornecimento dos EPIS.

A CIMRL tudo está a fazer para garantir que o equipamento em falta seja com a maior brevidade possível.