Banhos e utilização aconselhados nas praias balneares

A Câmara Municipal da Marinha Grande aconselha a população e turistas a utilizar as praias balneares da Vieira, Pedras Negras, Praia Velha e São Pedro de Moel, por conferirem vigilância, acessibilidades e controlo da qualidade da água.

A identificação, gestão, monitorização e classificação da qualidade das águas balneares é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente que, anualmente, publica em portaria as praias consideradas balneares.

Para a sua classificação, é necessário que assegurem assistência a banhistas, acessibilidades, infraestruturas e controlo da qualidade da água.

De entre as praias balneares do concelho, a Praia da Vieira e São Pedro de Moel foram distinguidas como praias acessíveis pela respetiva Administração da Região Hidrográfica, por estarem dotadas das condições necessárias para que os cidadãos com mobilidade condicionada possam aceder aos areais e, sempre que possível, também à água.

Pedras Negras e Praia Velha foram, mais uma vez, classificadas como “Praia com Qualidade de Ouro 2015", pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, que anualmente distingue as praias costeiras e fluviais com melhor qualidade da água.

Já as praias Vieira Norte (a norte da foz do rio Lis), Samouco, Concha, Valeiras e Água de Madeiros (na área situada no concelho da Marinha Grande) são desaconselhadas para utilização, por não serem consideradas como águas balneares, pela Agência Portuguesa do Ambiente.

As referidas praias não conferem segurança aos banhistas, não possuem vigilância nem acessibilidades, não tendo sido, por isso, classificadas como águas balneares.