Percurso pedestre inaugurado na Praia da Vieira

No passado domingo, 21 de junho, a Câmara Municipal da Marinha Grande realizou, na Praia da Vieira, duas ações de divulgação no âmbito da valorização ambiental do rio Lis, com a parceria da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

Durante a manhã foi inaugurado o percurso da Praia da Vieira – PR1 MGR – percurso circular de pequena rota, com 11 Km de extensão. Trata-se do primeiro percurso concretizado no concelho que se encontra devidamente homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e que consta de roteiros nacionais e internacionais.

Estendendo-se das dunas às matas do Pinhal do Rei e ao estuário do rio Lis este é um percurso que apela ao uso dos sentidos, com forte presença de cores e aromas.

Foi desenvolvido um trabalho científico que permitiu caracterizar os recursos faunísticos e florísticos existentes na área, com a produção de conteúdos que foram disponibilizados, em suportes instalados ao longo do percurso. Foram igualmente desenvolvidos e disponibilizados conteúdos relativos à história das gentes da Praia da Vieira e à história florestal.

Com forte adesão por parte da população, o percurso foi apreciado por todos os participantes que revelaram o desejo de o repetir e de o dar a conhecer.

Encontra-se disponível um folheto de divulgação e orientação no percurso que pode ser solicitado no Setor de Turismo da Divisão e Cidadania e Desenvolvimento.

Pelas 15h30, teve lugar, na Biblioteca de Instrução e Recreio, a apresentação do Guia da História e Natureza da Praia da Vieira, pela equipa do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

O guia percorre a história e etnografia da Praia da Vieira e dá a conhecer as artes e ofícios característicos deste povoado, a luta e conquista ao mar dos terrenos do Pinhal do Rei, e a forma como estas gentes se instalaram no território. Existe um capítulo dedicado à história florestal, que nos dá a conhecer a história do “Pinhal do Rei”, e são apresentados os valores faunísticos e florísticos existentes na área, que a tornam singular e merecedora de salvaguarda e manutenção.

O Guia foi elaborado com as colaborações do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, do ISCTE e do ICNF.

As ações estão inseridas no âmbito da candidatura de Valorização Ambiental do Estuário do Lis, co-financiada pelo programa Operacional e Regional do Centro - Mais Centro – pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional - QREN – e pela União Europeia.