São Pedro de Moel é “Praia Acessível”

A praia de São Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande, ostenta, pela primeira vez, a bandeira de “Praia Acessível”. O galardão foi hasteado na manhã desta segunda-feira, 22 de junho, por representantes da Câmara Municipal e Administração da Região Hidrográfica do Tejo (ARH Tejo).

A bandeira foi hasteada na presença do presidente da Câmara, Álvaro Pereira; do vice-presidente, Paulo Vicente; do vereador da Cultura, Vítor Pereira; e da representante do ARH Tejo, Margarida Nunes.

A Câmara Municipal congratula-se com a atribuição deste galardão a São Pedro de Moel, que confere condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, classificação já detida pela Praia da Vieira há alguns anos.

As recentes intervenções realizadas pela Câmara Municipal permitiram dotar São Pedro de Moel de acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada aos areais e, sempre que possível, também à água. Foram construídas rampas de acesso aos sanitários e à praia, colocados passadiços de madeira sobre o areal e construídas casas de banho públicas devidamente equipadas para deficientes.

O projeto Praia Acessível / Praia para Todos nasceu de uma iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência (CNCAEPD) e tem como objetivo criar as necessárias condições para que os cidadãos com mobilidade condicionada possam aceder aos areais das praias e, sempre que possível, também à água, com recurso a equipamento específico.

São também objetivos do projeto a sensibilização de todos para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada e a divulgação, a nível nacional e internacional, das praias com acessibilidade e a sua promoção como destino de férias.

Para a atribuição da bandeira, é necessário o cumprimento dos seguintes critérios: acesso pedonal, estacionamento ordenado, acesso à zona de banhos, passadeira no areal, sanitários adaptados e acesso ao posto de socorros.