Dia da Criança comemorado com muita diversão

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai assinalar o Dia Mundial da Criança no próximo fim-de-semana, no Parque da Cerca, oferecendo aos jovens munícipes muita animação, que abrange insufláveis, oficinas pedagógicas, torneio de futebol e outras iniciativas. A participação é gratuita.

Este ano, o programa das comemorações do Dia da Criança foi agregado às Festas da Cidade, como forma de potenciar os dois eventos e de proporcionar ainda mais oferta de diversão ao público infantil, decorrendo nos dias 6 e 7 de junho, no Parque da Cerca.

O programa das comemorações do Dia da Criança são as seguintes:

DIA 6 DE JUNHO . SÁBADO – PARQUE DA CERCA

09h00 às 19h00 – Espaço Infantil

- Insufláveis (Bungee Run, Casa dos Animais, Castelo do Dragão, Elefante insuflável, One on One, Tigre Insuflável, Castelo da Nuvem);

- Pinturas faciais;

- Modelagem de balões;

- Ateliers de sensibilização ambiental;

- Oficinas de percussão.

Torneio Interescolas 2015 – Futebol 5

Das 09h00 às 19h00

Campo do Atlético Clube Marinhense – Portela (frente ao Parque da Cerca)

DIA 7 DE JUNHO . DOMINGO – PARQUE DA CERCA

09h00 às 19h00 – Espaço Infantil

- Pinturas faciais;

- Modelagem de balões;

- Ateliers de sensibilização ambiental;

- Oficinas de percussão.

Os direitos das crianças

Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respetivas disposições para que sejam aplicados. Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.

A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:

• A não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.

• O interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as ações e decisões que lhe digam respeito.

• A sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.

• A opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.

A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:

• os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados)

• os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação)

• os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração)

• os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião)

Fonte: UNICEF