Ação de educação ambiental na Praia Velha

“Vamos limpar o mar” foi o nome do 5º passeio ecológico realizado no âmbito do Programa Eco-Escolas e Educação Ambiental, no dia 17 de março, na Praia Velha, que teve o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e como intervenientes os alunos das turmas F e G, do 8º ano, da Escola Guilherme Stephens, os alunos do 9º C, da Escola Calazans Duarte e os alunos inscritos no Clube do Ambiente de ambas as escolas.

Tratou-se de uma saída de campo, para a qual os alunos se deslocaram em bicicleta, que incluiu a realização de uma campanha de limpeza na Praia Velha e a atividade Coastwatch.

As atividades contaram com a presença da vereadora da Educação, de representantes da Associação de Pais da Escola Guilherme Stephens, da OIKOS, das diretoras das turmas envolvidas e das coordenadoras Eco-Escolas dos dois estabelecimentos de ensino.

Durante o coastwatch, o grupo constatou que a zona supratidal, principalmente a sul do Ribeiro de S. Pedro, estava inundada de objetos de plástico e aparelhos de pesca. Para contentamento de todos, foram retirados da praia mais de 30 sacos com resíduos, cujo transporte foi assegurado pelo Município.

Os alunos deixam o apelo a toda comunidade: “ Por favor, não façam do mar um caixote de lixo".